
O programa RIC Rural foi conhecer a história da cooperativa Capal em Arapoti, que comemorou seu jubileu de ouro. A Capal é uma cooperativa fundada pelos holandeses em 1960 e que tem muitas histórias para contar. Exemplo de motivação, empreedorismo e trabalho de equipe.
Imagens: Antonio Dutra
Exibição em: 27/06/2010
Imagens: Antonio Dutra
Exibição em: 27/06/2010
História
A Capal Cooperativa Agroindustrial, foi fundada em setembro de 1960, por 21 sócios, todos de nacionalidade holandesa. Já em 1966, o número de associados aumentou para 55, sendo que 5 deles eram brasileiros.
Em 1973 aconteceu a maior integração, pois a partir desse ano, 2 associados brasileiros foram eleitos para compor a diretoria da cooperativa. Sendo assim adotado nas reuniões o idioma português, pois até então era usado o holandês.
Os holandeses partilharam o know-how trazido da Holanda e os brasileiros contribuíram com o conhecimento do clima e relevo da região, além de sua influência, tanto social como política, que facilitava os contatos com autoridades locais e governo.
Essa união deu tão certo, que a partir daí a Capal iniciou um grande crescimento tornando-se referência da agropecuária da região e posteriormente do país.
O espírito empreendedor fez a Capal crescer e em 1976, pensando na expansão e com visão de futuro criou o entreposto de Itararé-SP e neste mesmo ano foi construída uma Fábrica de Rações, para atender os pecuaristas, fornecendo ração de alta qualidade.
Em 1985 procurando melhor atender o associado e a comunidade, criou o Posto de Combustíveis, oferecendo comodidade e melhor preço.
Hoje a Capal está em franca expansão, investindo em tecnologia, capacidade e principalmente em qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário