quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vagas em arapoti

segunda-feira, 20 de maio de 2013

As características que seu sócio NÃO pode ter


O sócio indesejável é aquele que não atende as expectativas da empresa e da sociedade, lembrando que essas expectativas variam muito de negócio para negócio. Contudo, há alguns perfis característicos que merecem a atenção. São eles:
O empresário de mentirinha
Esse é aquele sócio que muitas veze está empreendendo pela primeira vez e normalmente de carona com algum sócio com o perfil mais empreendedor e visionário. O empresário de mentirinha tão logo entra em uma sociedade já começa a se ver como um grande empresário e a – como eu costumo dizer – brincar de empresário. Começa a fingir ser algo que ele não é e com frequência assume posturas que levam a péssimos resultados.
O oportunista
Um tipo de sócio muito perigoso, pois com frequência é preguiçoso e está interessado apenas em se beneficiar da sociedade. Tem um perfil instável e não está disposto a fazer o que precisa ser feito. No geral, entra em uma sociedade procurando por aquela oportunidade de ouro e tão logo vê que há pela frente trabalho duro e uma longa jornada, deixa o sócio na mão.
O especulador
Você conhece um sócio especulador quando já de início ele quer discutir demais questões como por exemplo os ganhos dele no curto prazo, quando ele passará a ter aquela remuneração de empresário e qual será o lucro que ele embolsará a cada ano. Aqui não devemos confundir o especulador com o investidor. O investidor precisa discutir essas questões para arquitetar seu investimento, mas o especulador é aquele sócio que, apesar de ter um papel na empresa, está interessado apenas em si mesmo. Fuja dele.
O sócio no bônus
Você certamente já ouviu falar que abrir uma empresa tem seus bônus e ônus. O que as vezes as pessoas não explicam é que, com frequência os ônus são todos no curto prazo e muito intensos, ao passo que o bônus só vem no longo prazo e mesmo assim aos poucos. Esse é outro perfil de sócio para você passar longe. São avessos ao ônus, não lidam bem com adversidades, não estão dispostos a pagar o preço e podem, além de não agregar nenhum valor, quebrar a empresa já no começo em função do seu apetite pelos bônus.

17 dicas para montar seu negócio com o mínimo de investimentos


A vida de livre empreendedor pode atrair muito. A lista de motivos é extensa: Liberdade profissional, controle da própria agenda, o controle e a condução dos rumos do próprio trabalho, a garantia de não ser descartado do mercado quando atingir mais de cinquenta primaveras, a possibilidade de ganhos substanciais, etc, etc, etc.
De fato tudo isso é verdade, mas o contexto do empreendedorismo é significativamente mais complexo, e nessa hora é necessário observar o outro lado da história, repleto de ameaças e variáveis incontroláveis. É isso, nada é perfeito.
Portando, não precisamos de bolas de cristal, nem de videntes e muito menos de gurus do blá, blá blá para sabermos que uma das melhores formas para se fazer frente ao incontrolável é um boa liquidez financeira. Sei que não é coisa fácil, mas se não a temos, ao menos podemos ser econômicos na hora de empreender.
empreendedor iniciante
Seguem então algumas dicas para quem está começando, e sente calafrios ao pensar nas despesas iniciais:
  1. Tente iniciar sua vida de empresário com negócios que demandem o mínimo de investimentos em equipamentos, estoques e estruturas comerciais ou de processamento onerosas;
  2. Olhe com carinho para as atividades que podem nascer da sua própria qualificação profissional;
  3. Ao montar seu modelo de negócios pense nas estruturas de soluções que sua capacitação pode desenvolver e oferecer;
  4. Não se importe em começar com estrutura mínima. Admita a possibilidade de trabalhar em um “home office”, desde de que tenha disciplina para tanto e não seja seduzido pela proximidade da geladeira ou da cama do seu quarto;
  5. Analise os serviços de escritórios virtuais disponíveis. Em alguns deles, você poderá contratar a recepção personalizada de uma telefonista que lhe encaminhará os recados, e locar sempre que necessário uma sala para reuniões;
  6. Desenvolva parcerias estratégicas com empresas mais consolidadas e bem instaladas, a partir de uma relação de complementariedade. Isso permitirá o compartilhamento de ambientes corporativos estruturados, além de possibilitar o intercâmbio técnico entre equipes;
  7. Estude as várias opções de serviços de telefonia e internet. Elas estão disponíveis para todos os bolsos, mas sem uma boa pesquisa é impossível contratar corretamente;
  8. Tome cuidado com os custos mensais constantes, ou custeio para os mais clássicos. São eles que podem fragilizar a sua sustentação financeira caso não conte com entradas mensais também recorrentes;
  9. Desenvolva soluções que uma vez comercializadas tragam remuneração constante.;
  10. Trabalhe para que essa solução possibilite uma atuação replicável e em escala;
  11. Contrate um bom contador;
  12. Tenha sempre em mente (se possível bem documentado e formatado) o seu planejamento de negócios. Encare o momento inicial como a fase preliminar de uma história que está nascendo;
  13. Esteja pronto para uma jornada de longo prazo;
  14. Mas desenvolva fontes de receita para o curtíssimo, o curto, e o médio ou longo prazo;
  15. Reúna parceiros de confiança, e que compartilhem ideias parecidas. Juntos serão mais fortes e institucionalmente mais respeitados;
  16. Faça contato com ambientes que reúnam pessoas como você, e se aproxime de instituições que apoiem o empreendedorismo. Desse conjunto podem nascer boas parcerias, os primeiros contratos e soluções interessantes;
  17. Seja disciplinado e cuidadoso com a sua disponibilidade de tempo, uma vez que terá que se multiplicar por muitos, a não ser que deseje bancar o custo fixo de dois ou três colaboradores. Nunca a máxima “tempo é dinheiro” fará tanto sentido.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Denúncia: torcedor do Corinthians tenta agredir PM



Após a desclassificação do time do Corinthians na Libertadores, alguns torcedores corintianos indignados com arbitragem saíram as ruas de São Paulo promovendo o caos. Essas imagens exclusivas mostram o exato momento em que o indivíduo lança contra a cavalaria da PM uma perigosa, destrutiva e altamente explosiva… sacola plástica.

Que isso gente, que maldade, qual a necessidade disso? Não precisava dessa ignorância toda, vai saber o que as pessoas colocam nessas sacolas plásticas… além de levar mais de 100 anos para se decompor poderia ter algum tomate podre dentro. E se pega no olho? Deusolivre. Espero que cenas como essas não mais se repitam.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Para ter qualidade nos processos, é preciso planejar


Muitas vezes, no decorrer de nosso dia, fazemos muitos planejamentos sem nem mesmo perceber. Nas atividades que julgamos mais simples de se fazer, estamos planejando. Na rotina do dia-a-dia, quando acordamos, lanchamos, nos deslocamos para o trabalho e outras atividades corriqueiras, estamos executando um planejamento previamente estabelecido.
Para ter qualidade nos processos, é preciso planejarEstas atividades que realizamos são caracterizadas como processos. E para que tudo ocorra como esperado, além planejar corretamente, precisamos também conhecer muito bem estas atividades: sua finalidade, tempo de duração, custo, objetivo etc. Analisando estes processos sob a ótica do mundo corporativo,  temos o que chamamos de mapeamento de processos.
E no sistema de Gestão da Qualidade, as atividades são planejadas de forma sistemática para garantir que os processos fluam corretamente e de forma constante, a fim de atingir os objetivos pré-estabelecidos no planejamento incial.
Abaixo comentamos sucintamente alguns dos tipos de planejamento mais conhecidos, acompanhe:

Planejamento de Ações Preventivas

Planejamento realizado para antecipar-se aos problemas que venham a surgir durante a execução das atividades. Evita que as não conformidades aconteçam. É importante uma vez que o tratamento de problemas envolve um custo bem maior do processo. Assim, prevendo os problemas é mais fácil evitá-los, evitando também que os custos do projeto sejam maiores do que o planejado.

Planejamento de Melhoria de Processos

O planejamento de melhoria nos processos permite detalhar as etapas que envolvem o processo, permitindo a identificação do local exato onde ocorrem as falhas, onde precisa ser melhorado e o que precisa ser mantido. Desta forma, o gestor é capaz de administrar melhor os seus processos, agindo exatamente onde é necessário.

Planejamento de Ações corretivas

Planejando ações corretivas é possível programar-se para eliminar de forma definitiva as causas das não conformidades. Estas ações são implementadas para corrigir algum defeito do planejamento ou mesmo das atividades. É fundamental para que o objeto do processo chegue ao seu final da forma como foi estabelecido, sem erros.
Assim, o ato de planejar, tanto no lado pessoal, quanto no profissional, permite um desenvolvimento contínuo dos processos, de forma hábil e organizada. Planejando e conhecendo os processos e suas variáveis, os resultados esperados serão mais favoráveis e contínuos.

domingo, 12 de maio de 2013

Grandes Ideias Criativas e Pequenas Gambiarras - Prof. Sergio Enrique Faria



Esta apresentação elaborada pelo prof. Sergio Enrique Faria apresenta uma série de invenções criativas. Algumas são mais simples, outras mais elaboradas, mas todas grandes idéias! 
Ao final são apresentadas também algumas gambiarras criativas de pessoas comuns.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Concurso Polícia Federal 2013 - Edital e Inscrição




Foram divulgados os editais de reabertura de inscrições ao concurso público da Polícia Federal, contendo também as retificações das normas para a sua realização. Os certames servirão para o preenchimento de vagas para Perito Criminal Federal (100),  Escrivão de Polícia Federal (350) e Delegado de Polícia Federal (100). A remuneração oferecida para os cargos de Perito Criminal e Delegado é de R$ 14.037,11  e para o cargo de Escrivão é de R$ 7.514,33, com jornada de trabalho em regime de dedicação exclusiva (40 horas semanais).
Para concorrer a uma vaga de Escrivão, o candidato precisa ter nível superior em qualquer área. Entre as atribuições policiais e administrativas de um Escrivão da PF estão: cumprir formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, acompanhar a autoridade policial em diligências policiais e dirigir veículos policiais. Vale ressaltar que das 350 vagas para este cargo, 18 estão reservadas 18 vagas para os candidatos com deficiência
Para pleitear um dos postos de Perito Criminal (áreas de 1 a 18), será preciso ter diploma de nível superior em cursos como Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia (nas especialidades: Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Agronômica, Florestal, Civil, Química, Redes de Comunicação ou Computação), Ciência da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Geologia, Química, Química Industrial, Biomedicina, Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia ou Farmácia. Entre as atividades diárias do Perito, estão a realização de exames periciais em locais de infração penal, exames em instrumentos utilizados, pesquisas de interesse do serviço, coleta de dados e informações necessários à complementação dos exames e outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente a instituição. A reserva de vagas para candidatos com deficiência está distribuída de acordo com as áreas do cargo.
Já para disputar o cargo de Delegado de Polícia Federal, que tem reserva de 8 vagas para candidatos com deficiência, será necessário possuir diploma de curso superior em Direito. Segundo o edital, as competências do Delegado de Polícia Federal incluem instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, entre outras atividades de apoio ao Órgão na consecução dos seus fins.
Além da exigência do nível de escolaridade, vale ressaltar que, independentemente do cargo pretendido, os interessados deverão estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (esta última, aplicável aos candidatos do sexo masculino), possuir carteira nacional de habilitação mínima na categoria "B" e ter pelo menos 18 anos de idade até a data de matrícula no Curso de Formação Profissional.

Inscrição 

A participação no certame poderá ser efetivada via internet, nos endereços eletrônicos disponibilizados pelo Cespe/UnB para cada certame, dependendo do cargo pretendido:
Escrivão: http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_escrivao;
Perito: http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_perito;
Delegado: http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_12_delegado;
O período de inscrição será de 17 de maio a 03 de junho de 2013. Aqueles que não puderem se inscrever online deverão procurar um dos postos de atendimento presencial, no mesmo período informado. Nesse caso, será preciso consultar a relação dos locais aptos para recebimento de inscrições, distribuídos entre os Estados e o Distrito Federal.
A taxa de participação custa R$ 125,00 para optantes pelo cargo de Escrivão ou R$ 150,00 para os cargos de Perito e Delegado.
Importante: os editais prevêm que os candidatos já inscritos no período anterior (de 18 de junho a 9 de julho de 2012), que desejarem alterar sua inscrição, no que diz respeito à cidade de realização de provas e/ou à concorrência como candidato com deficiência, poderão efetuar a alteração por meio do endereço eletrônico do respectivo concurso e no mesmo período de inscrições atualizado.
Quem já se inscreveu no período anterior e ainda não pagou a taxa, poderá pagá-la até 18 de junho de 2013. Já os que pretendem solicitar a devolução da taxa paga, por desistência de participar do certame, deverão formalizar o pedido nos dias 23 e 24 de maio de 2013.

Etapas da seleção

As provas objetiva e discursiva para Perito e Escrivão terão duração de 5 horas e estão programadas para o dia 21 de julho de 2013, no turno da manhã. Na mesma data, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva para o cargo de Delegado, porém, no período da manhã (objetiva) e da tarde (discursiva), com duração de 4 horas cada período.
As avaliações escritas objetivas e discursivas fazem parte da primeira etapa do concurso, que ainda terá: exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e de títulos. Ainda na primeira etapa, e exclusivamente para o cargo de Escrivão, será aplicada também uma prova prática de digitação. Os aspirantes ao cargo de Delegado passarão também por prova oral.
A segunda etapa da Seleção pública consistirá no Curso de Formação Profissional, que será executado pela Academia Nacional de Polícia, tendo como local prioritário o Distrito Federal.
Da inscrição até a nomeação os candidatos serão submetidos à investigação social e/ou funcional, que terá caráter eliminatório, e poderá inclusive ser avaliado em exame antidrogas. Durante o Curso de Formação Profissional, poderão passar por avaliações médica e psicológica complementares, sendo também eliminatórias.
Os editais estabelecem que o prazo de validade do concurso será de 30 dias, contados a partir da publicação da homologação dos resultados finais, podendo esse prazo ser prorrogado uma única vez.

Estado atual de arapoti (humor)

terça-feira, 7 de maio de 2013

FAP promove seleção para contratar professor



A Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ligada a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), abriu processo seletivo para a escolha de professor colaborador para Estágio Supervisionado na área de Música. No edital nº 030/2013 fica citado que os candidatos devem ter especialização, mestrado ou doutorado em Música ou em Educação e também licenciatura em Educação Artística com habilitação em música ou licenciatura em música.
O salário chega a R$ 5.151,02 por uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.
As inscrições podem ser feitas de 14 a 29 de maio de 2013, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção dos sábados, domingos e feriados. A ficha de inscrição deverá ser entregue no setor de Protocolo da Faculdade de Artes do Paraná, na Rua dos Funcionários, 1357, bairro Cabral, Curitiba. A ficha eletrônica de inscrição e declaração de que o candidato possui os documentos originais exigidos estará disponível no site www.fap.pr.gov.br.
A taxa de inscrição é de R$ 80,00 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.
A seleção será feita por meio de prova didática, a qual terá sorteio em 13 de junho de 2013, e será aplicada em 14 e 15 de junho. Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas nos espaços da FAP. O resultado final será divulgado no site www.fap.pr.gov.br.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Seja Feliz No Trabalho: Os 10 Mandamentos do Bom Profissional



1 - Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. Pensar positivo é qualidade!
2 - Ao entrar no prédio de sua empresa, cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo um colega da sua área. Ser educado é qualidade.
3- Seja metódico ao abrir seu armário, ao ligar seu computador, ao passar informações, etc. Comece relembrando as notícias de ontem. Ser organizado é qualidade.
4- Não se deixe envolver pela primeira informação de erro recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto. Ser prevenido é qualidade.
5- Quando for abordado por alguém, saiba que, quem veio lhe procurar deve estar precisando de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar. Ser atencioso é qualidade.
6- Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Respeite suas necessidades. Aquela tarefa urgente pode esperar. Se você adoecer, tarefas terão que aguardar sua volta, exceto aquelas que acabarão por sobrecarregar seu colega. Respeitar a saúde é qualidade.
7- Dentro do possível, tente se agendar para os próximos 10 dias, para qualquer evento. Não fique trocando datas a todo o momento. Lembre-se de que você afetará o horário de vários colegas. Cumprir o combinado é qualidade
8- Ao comparecer a esses eventos, leve o que for preciso e, principalmente suas idéias. Divulgue-as sem receio! O máximo que poderá ocorrer é alguém do grupo não aceitá-la. Talvez mais tarde, você tenha a chance de mostrar que estava com a razão. Saiba esperar. Ter paciência é qualidade.
9- Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar quem lhe ouve. Se você ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir. Falar a verdade é qualidade.
10- Na saída do trabalho, esqueça-o! Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família ou os amigos que lhe darão segurança para desenvolver suas tarefas com equilíbrio. Amar a família e os amigos é qualidade.

sábado, 4 de maio de 2013

Concurso Copel 2013



Foi publicado o edital n° 01/2013 de concurso público da Companhia Paranaense de Energia – Copel, visando o preenchimento de 11 vagas e a formação de cadastro de reserva para a Usina de Colíder - MT. As oportunidades são para profissionais de níveis técnico/médio, com salários variados de R$ 1.246,04 a R$ 2.263,26.
As vagas são para os cargos de Técnico Industrial de Mecânica I, Técnico Industrial de Eletrotécnica I Atuação: Operação, Técnico Industrial de Eletrotécnica I Atuação: Manutenção e Profissional de Nível Médio I - Oficial de Manutenção Elétrica Aprendiz.
As inscrições poderão ser efetivadas, exclusivamente pela Internet,  no endereço eletrônico www.ufmt.br/concursos, de 03 a 19 de maio (Pessoas Com Deficiência) e de 03 a 26 de maio de 2013 (ampla concorrência ou as vagas destinadas à Afrodescendentes). A taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 50,00.
As provas estão previstas para serem realizadas no dia 23 de junho de 2013, com início às 14h00min (quatorze horas), horário oficial da Capital do Estado do Mato Grosso, e duração de quatro horas. Após a realização da prova será divulgado o gabarito das questões objetivas, no site de inscrição.
O prazo de validade do Concurso será de 1 ano, contado a partir da data da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado por interesse e conveniência da COPEL.